As vendas do varejo ampliado devem crescer 4,89% em termos reais no primeiro trimestre de 2019 sobre igual período do ano passado. Em relação aos três últimos meses de 2018, a expectativa é de crescimento real de 1,14%.

O estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo (Ibevar) destaca que o setor vem sendo favorecido pela melhora na geração de emprego e aumento da massa de rendimento registrada na economia brasileira até novembro de 2018.

A projeção considera que a maior parte das categorias de produtos deve registrar aumento de vendas, com destaque para artigos de uso pessoal e doméstico, itens de farmácia e perfumaria.

O Ibevar analisa ainda manifestações em redes sociais envolvendo a intenção dos brasileiros de realizar alguma compra, que vem crescendo desde o início do ano passado.

Confiança
Os comerciantes brasileiros iniciaram o ano de 2019 mais otimistas, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quarta-feira (23). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu de 115,5 pontos, em dezembro, para 120,9 pontos em janeiro. O resultado, o quinto avanço consecutivo, representa o maior patamar para o mês desde 2014, quando o Icec alcançou 122,6 pontos.

“A valorização do real nas últimas semanas, a desaceleração dos preços e a atual trajetória de queda do desemprego favorecem o consumo neste início de ano, justificando a percepção mais positiva das vendas por parte dos empresários do comércio”, avaliou o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes. O subíndice que mede a avaliação sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) subiu 6,2% em janeiro ante dezembro, para 91,7 pontos.

Fonte: DCI