Anfavea estima crescimento de 7% na fabricação de veículo pesados. Até novembro já foram feitas 177,3 unidades

Por Mário Curcio, para AB

A produção nacional de veículos pesados de janeiro a novembro somou 177,3 mil unidades. O total alcançado nos 11 meses inclui caminhões, ônibus e ficou apenas 700 unidades abaixo da projeção para todo o ano, de 178 mil veículos. O último mês do ano terá a produção impactada por férias coletivas e pelo Mundial de Futebol, mas é possível imaginar ao menos 13 mil unidades fabricadas em dezembro. Se essa estimativa se confirmar, a produção de veículos pesados crescerá cerca de 7% sobre 2021.

A alta nos pesados foi puxada pelos ônibus, que no acumulado até novembro tiveram 29,9 mil unidades produzidas, registrando crescimento superior a 70% na comparação com iguais meses do ano passado.
Os caminhões somaram 147,4 mil unidades, superando em 0,7% os mesmos 11 meses do ano passado. Os números foram divulgados na quarta-feira, 7, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“A produção desses veículos traz desafios importantes por causa da instabilidade ainda muito alta na cadeia produtiva”, afirma o vice-presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, referindo-se à escassez de semicondutores e de outros componentes que prejudicaram as fábricas em 2022, como chicotes elétricos e pneus.

“A produção acumulada foi relevante e dezembro ainda deve trazer números importantes”, estima o executivo. A análise isolada de novembro mostra 15,1 mil caminhões fabricados e leve queda de 3% ante outubro. As montadoras instaladas no País também produziram quase 3 mil ônibus em novembro, total apenas 5% que o do mês anterior.

Exportações de caminhões e ônibus já superaram projeção em 4,7%

Nestes 11 meses, as vendas externas de caminhões e ônibus somaram 28,3 mil unidades, superando em 4,7% a projeção de 27 mil veículos para todo o ano de 2022. O resultado aqui também foi puxado pelos ônibus: foram 4,8 mil unidades nestes 11 meses, indicando alta de 32,7% pela comparação interanual. Os dados da Anfavea mostram que o envio de ônibus rodoviários cresceu mais de 80% no período, indicando recuperação no turismo e em viagens de longa distância.

A exportação de caminhões acumula alta de 12,9%. De janeiro a novembro o Brasil enviou ao exterior 23,4 mil unidades. Os caminhões pesados (com Capacidade Máxima de Tração superior a 45 toneladas) responderam por mais de 13 mil unidades, ou 56% dos embarques.

Emplacamentos ficarão pouco abaixo da expectativa

Até novembro foram licenciados 15,1 mil ônibus no mercado interno, indicando alta de 16,9% sobre iguais meses do ano passado. Mas é improvável que em dezembro sejam emplacados 2,9 mil ônibus, necessários para alcançar a projeção de 18 mil unidades. O mais provável são cerca de 16,7 mil veículos até o fim do ano e uma alta próxima a 19%.

A projeção da Anfavea para os caminhões foi de 128 mil unidades vendidas em 2022, mas o acumulado até novembro mostra 114,2 mil veículos licenciados. Em dezembro devem ser emplacados 10,5 mil caminhões. Com isso o mercado fechará o ano com 124,7 mil unidades e ligeira queda de 3,3% na comparação com 2021.

Vale dizer que dezembro tem 22 dias úteis, mas as festas de fim de ano e também os jogos da Copa do Mundo terão impacto tanto na produção como nos licenciamentos.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/producao-de-caminhoes-e-onibus-vai-superar-as-expectativas-para-2022/

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