Setor emplacou 147,7 mil equipamentos em 11 meses e terminará 2021 com cerca de 160 mil unidades

Por: Mário Curcio

A venda de implementos rodoviários somou em novembro 13,5 mil unidades, resultando em pequena alta de 1,4% sobre outubro. No acumulado do ano foram licenciados 147,7 mil equipamentos, ou 35,7% a mais que nos mesmos 11 meses de 2020. Os números são da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

O acumulado até novembro revela que faltam pouco mais de 8 mil unidades para o setor alcançar sua projeção anual de 156 mil unidades. Mas alguns pontos indicam que esse total pode mesmo passar das 160 mil unidades, resultando em alta de 31,3% sobre 2020, que teve 121,9 mil licenciamentos.

A média mensal do segundo semestre foi de 13,8 mil implementos entregues, a média diária de emplacamentos vem próxima a 675 unidades e dezembro terá 23 dias úteis, contra os 20 dias de novembro.

Alta de 36,9% em reboques e semirreboques

Como o maior volume de venda de caminhões se concentra nos cavalos mecânicos, os implementos do tipo reboque e semirreboque também são os mais procurados. De janeiro a novembro eles somaram 82,2 mil unidades e anotaram alta de 36,9% sobre iguais meses do ano passado.

O maior volume entregue até novembro foi o de basculantes, 22,5 mil, representando alta de 47,8% sobre iguais meses do ano passado. Os implementos graneleiros/para carga seca são a segunda categoria mais representativa, com 15,5 mil unidades, mas neste caso com alta menor, 14,6%.

Os baús para carga geral somaram 9,7 mil e anotaram crescimento elevado, 60,2%. Baús lonados e baús frigoríficos também anotaram crescimentos importantes, 40,1% e 23,3%, respectivamente. A venda de baús é puxada por diferentes atividades da indústria e do varejo, que deram bons sinais de recuperação este ano.

Carrocerias sobre chassi acumulam alta próxima a 35%

Também de acordo com os fabricantes de implementos, as carrocerias montadas sobre chassi somaram até novembro 65,5 mil unidades e anotaram crescimento de 34,2%. Diferentemente dos reboques e semirreboques, que responderam aos primeiros reflexos de recuperação da economia no início do ano, o setor de carrocerias sobre chassi demonstrou crescimento mais significativo a partir do segundo semestre.

“Essa dinâmica é natural porque a economia nas cidades, mais ligada ao varejo, reage na sequência do campo”, explica o presidente da Anfir, José Carlos Spricigo.

Os baús de alumínio/frigoríficos foram os implementos sobre chassi mais procurados em 2021, com 28,4 mil unidades até novembro e alta de 31,5% pela comparação interanual. O segundo maior volume no período foi das carrocerias para grãos ou carga seca, 16,1 mil unidades, neste caso com crescimento de 37,8%.

A entrega de betoneiras manteve alta expressiva como em meses anteriores, agora com 90,2% no acumulado até novembro. Mas o volume permanece baixo, 1,5 mil unidades em 11 meses.

A Anfir divulgou também as exportações do setor, pouco mais de 4 mil unidades e alta próxima a 125%. Mas neste caso trata-se do acumulado até outubro.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/venda-de-implementos-fechara-o-ano-com-alta-proxima-a-30/

#RGR #conexoeslatao #tubosdenylon #solenoides #caminhandocomqualidadeparaofuturo #conexoesaço #rgrpneumaticos #sistemapneumático #produtosoriginais #válvulasolenoide